Dia do ProfessorHeader 2º Semestre

ColÉgio Bom Pastor

Bem vindos ao nosso colégio! Aqui, os alunos são a nossa razão de existir. É para eles e sua família que todo o trabalho da escola é planejado e executado, procurando desenvolver uma relação transparente por meio de diversos canais de comunicação. Afinal, todas as informações são importantes para ambos, e uma relação de confiança se constrói pela verdade, pelo respeito e pela justiça. Sabemos que a família espera que a escola ensine valores aos seus filhos, pois estes são fundamentais e embasam a nossa filosofia de trabalho e as suas vidas; por isso, quando a família percebe que a escola cumpri o seu papel ela não contesta, mas se torna aliada na construção de valores e de limites, hoje, ainda mais necessários aos jovens.

Reconhecido no ano de 2008 como referência de Ensino de Qualidade na Zona Norte de Aracaju, o Colégio Bom Pastor em 2009 e 2010 reafirmou com o Prêmio Educar o relevante serviço de Qualidade Educacional prestado à sociedade sergipana. Em 2010, o CBP desenvolveu o Projeto “Conhece-te a ti mesmo, Bairro 18 do Forte”, quando escreveu com todos os que fazem parte da instituição (equipe, parceiros, alunos, pais e familiares), a agenda 2011 com uma linda história destacando os 20 anos do Colégio Bom Pastor - Exemplo de Qualidade Educacional no nosso Estado. O Capítulo dessa história ficou mais feliz com a participação dos alunos, da comunidade escolar, do Bairro em que está localizado e de membros da sociedade Aracajuana que contribuíram para o enriquecimento da pesquisa. Ainda neste mesmo ano, a escola saiu à frente com uma nova proposta de ensino: “Tecnologia Digital a Serviço da Educação”, pioneira no estado de Sergipe.

No ano de 2012 ficamos entre os cinco estabelecimentos de ensino brasileiros que desfrutaram da tecnologia inovadora - Ebook - livro digital com acesso à rede wifi com acessibilidade a redes sociais e mídia digital proporcionando ao processo ensino-aprendizagem maior dinamismo às aulas e aproveitamento escolar. Neste ano de alto nível tecnológico, não esquecemos dos princípios básicos educacionais resgatados através do nosso Projeto “Ler para escrever, escrever para ler: Eis a questão.”, que valorizou a construção da leitura e da escrita dos nossos alunos seguindo orientações curriculares do MEC/2006: “Se é pelas atitudes de linguagem que o ser humano se constitui sujeito, só por intermédio delas é que tem condições de refletir sobre si mesmo.”

Naquele ano de 2012 escolhemos o tema geral “Liberdade” e Responsabilidade na Era da Comunicação tema que nos reportou além da reflexão do uso adequado dos meios de comunicação, apresentando a cada instante um bombardeio de informações que chegam por plataformas diversas: jornais, revistas, encartes, folhetos, emails, sites de notícias, de músicas, redes sociais, celulares, blackberries, iphones, ipads, podcasts, blogs, twiters e até o GPS que não por acaso, também fala .

Falando da fala... Muito se ouviu durante o ano letivo da importância de saber escrever. Afinal, uma vírgula no lugar errado pode ser fonte de problemas e desentendimentos na vida pessoal e profissional.

Mas igualmente importante é falar bem um discurso claro e no tom certo que é uma arma de persuação poderosa. É a chamada lábia, que garante o triunfo de paquera, a venda daquele projeto em uma reunião do trabalho ou o voto do eleitor em uma campanha política.

Durante o ano de 2013 utilizamos como frase-chave “Competência Social na Época da Interatividade”, buscando formar jovens competentes para a sociedade numa época em que prevalece a interatividade.

Dando continuidade a este essencial projeto de 2013, estamos muito felizes com a escolha do tema para o ano em vigor "Família, Escola e Valores: o Triângulo do Sucesso".

A partir desse novo desafio, a ESCOLA e a FAMÍLIA formam o sustentáculo do progresso dessa geração do III milênio. Torna-se, então, necessário apontar os principais aspectos que caracterizam o perfil do homem integral, os quais devem ser trabalhados de forma equilibrada e simultânea:
• Afetividade - fortalecimento de sentimentos humanos.
• Criatividade - espírito de busca e imaginação.
• Racionalização - cultura baseada na razão e na lógica.
• Efetividade - capacidade para saber fazer.
• Criticidade - capacidade para análise e julgamento.
• Sentido ético - sensibilidade social.
• Religiosidade - relacionamento com Deus.

Desenvolvendo os sete pontos apresentados anteriormente, o aluno estará capacitado para atuar efetivamente no mercado de trabalho e na vida. Só resta à família e à escola uma maior integração para que o propósito seja alcançado. O Colégio Bom Pastor conta com o auxílio da família.

Junte-se a nós e muito sucesso!

Você também é convidado(a) a conhecer nossa escola e fazer parte de uma grande família, a Família Bom Pastor.

Colégio Bom Pastor, 24 anos Formando Vencedores.

Valores
Afetividade, Competência, Espírito de Equipe, Ética, Formação Integral, Inovação, Profissionalismo, Responsabilidade, Satisfação e Qualidade.

Visão
Ser referencial de educação que integre a família e a comunidade à escola, a qual visa a formação de uma sociedade justa e fraterna.

Missão
Educar e aprimorar o caráter dos alunos, com valores éticos e solidários, garantido-lhes conhecimento, princípios cristãos e habilidades para o exercício da cidadania plena.